top of page

DIFERENTES TIPOS DE METRAGEM DE ÁREAS

  • Foto do escritor: Quaresma Arquitetura
    Quaresma Arquitetura
  • 30 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Área privativa: Vamos começar pelo conceito mais simples. A área privativa é a área do imóvel de uso exclusivo de seu proprietário. Agrega tudo o que é privativo ao apartamento no edifício, incluindo vagas de garagem e área de depósito particular. É delimitada pela superfície externa das paredes, ou seja, a área privativa inclui a área das paredes.

É comum que a área privativa esteja descrita na matrícula do imóvel e nas escrituras de compra e venda, e, portanto, é uma referência mais confiável para a metragem do apartamento.

Área Útil: Para levar em conta o fato de que paredes e pilares podem ocupar até 12% da área privativa de um imóvel é que existe o conceito de área útil.

Também conhecida como a área de vassoura, é o espaço dos compartimentos da unidade, descontadas as áreas das paredes e pilares. É o espaço que você pode efetivamente varrer.

Se eu fosse um cara maldoso – deixo claro que não sou –, eu compraria área útil, que é menor e venderia área privativa, que é maior.

Mas você não é Poliana e sabe que existe gente maldosa por aí. Então, tome cuidado. Quando for negociar um imóvel, entenda se estamos falando de área privativa ou de área útil e compare o preço de outros imóveis usando a mesma métrica, assim você não leva gato por lebre.

A referência mais confiável é um documento oficial. Se você consultar o cartório de registro de imóveis e pedir a matrícula, é muito comum que você tenha acesso à informação da área privativa.

Área Comum: Para ajudar na bagunça, ainda existe o conceito de área comum, que compreende todo espaço que pode ser utilizado por todos os moradores de um condomínio, tais como hall de entrada, salão de festas, piscina, playground, portaria e áreas de circulação, dentre outros.

Para achar a área comum de cada unidade, faz-se uma distribuição usando um critério, conhecido como rateio, geralmente com base no tamanho da área privativa.

Se a garagem não for demarcada em um prédio e a incorporadora entender que é área comum, ela não estará computada na área privativa do imóvel. O resultado desastroso é que o imóvel pode parecer até 20% mais caro por m2 de área privativa.

Quando fizer suas pesquisas, entenda se a área privativa daquele imóvel inclui ou não vagas de garagem para fazer uma comparação mais justa.

Área Total: Essa é a mais fácil de todas. Representa a soma de todas as áreas privativas e áreas comuns do empreendimento. Na área total entram itens como hall, corredor, espaço de circulação da garagem, salão de festas, piscina e espaço gourmet, entre outros. Também aparece na matrícula do imóvel, porém, pode causar um outro problema. Existem alguns registros mais antigos que fazem menção somente à área total. Essa é uma situação em que você precisará pedir ajuda a um arquiteto para certificar a área privativa.

Bình luận


Post: Blog2_Post

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

(47) 99959-2199

©2019 by Patricia Quaresma - Personal Arquitecture. Proudly created with Wix.com

bottom of page