Forro Mineral
- Quaresma Arquitetura
- 10 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Os forros minerais são adotados geralmente para ambientes comerciais e corporativos, como teatros, cinemas, lojas, escritórios e outros, devido as suas propriedades que os tornam soluções efetivas para conforto acústico e iluminação. Outra característica que torna o forro mineral uma boa opção para esses tipos de ambientes é a variada gama de especificações e seu tamanho modular, que permite que a placa seja facilmente instalada ou removida, o que facilita muita a manutenção dos ambientes.
O forro mineral é produzido com fibra mineral biossolúvel e compostos naturais livres de formaldeído, amianto ou qualquer substância nociva, não oferecendo nenhum risco ao meio ambiente e à saúde, sendo até mesmo recomendado a áreas mais susceptíveis, como hospitais, berçários e escolas.
Atendendo aos requisitos internacionais de sustentabilidade (certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design), o forro mineral pode ser reciclado e sua fabricação aproveita 100% dos resíduos dentro do processo fabril, não havendo desperdício. Ele ainda oferece características de ação fungistática e bacteriostática, além de excelente resistência ao fogo.
Os tamanhos-padrão a serem aplicados são de 1.250mm x 625mm ou 625mm x 625mm. O acabamento é dado com perfis tipo T metálicos de alumínio ou aço, clicados (de encaixe), podendo ser de borda reta, ou lay in (a placa se encaixa sob o perfil, reta) ou ainda tegular, em que se percebe um rebaixo, ou degrau abaixo do perfil, que fica escondido. Geralmente os perfis são de aço galvanizado e a espessura de sua face exposta é de 15mm ou 24mm.
O processo de fixação das placas é semelhante ao de fixação dos forros em gesso acartonado. O forro mineral deve ser instalado sob coberturas que possuam tratamento térmico, como lajes, telhas metálicas tipo sanduíche preenchidas com material isolante. É preciso, ainda, observar a ventilação e o plenum (distância entre o forro e a cobertura, seja ela laje, telhado etc.), que deve ter altura mínima de 1,50 m, garantindo, assim, que a temperatura no forro seja inferior a 49º C, limite máximo garantido por alguns fabricantes.
Caso a telha não seja tratada termicamente, deve-se colocar sobre o forro mantas ou painéis de lã mineral (lã de vidro ou lã de rocha) para que a temperatura não altere as características físicas dele. Outro alerta é que os forros em fibra mineral não devem ser expostos a temperaturas superiores a 40˚C, nem à umidade relativa do ar acima de 90%. Outra desvantagem: não deve ser instalado em áreas externas ou internas abertas.
Os parâmetros técnicos utilizados internacionalmente para avaliar o comportamento do forro mineral frente ao fogo é a norma EM 13501-1(Europa) e ASTM E84-97 (Estados Unidos). No Brasil, adota-se a NBR 9442. Segue, também, os parâmetros da norma EN 20140-9 para atenuação sonora e a norma EN ISO 354 para absorção sonora. Além dos ISO 9001, 14001 e 16001. Para garantir a sustentabilidade do produto, o forro mineral é certificado pelo Selo CE, Selo Blue Angel, Selo Ral.
Comments